sábado, 30 de Abril de 2011

Pequenino...

Um Sapinho-de-verrugas-verdes Pelodytes punctactus esconde-se por entre a manta morta da Mata Nacional Dunas de Vagos, este é o mais pequeno dos anuros europeus.

quarta-feira, 27 de Abril de 2011

Predação...

Uma enorme larva de Myrmeleon formicarius mimeticamente confunde-se com o fundo arenoso da duna primária na praia do Areão.

sábado, 23 de Abril de 2011

Disputas amorosas...

Dois machos de Pato-real Anas platyrhinchos disputam a atenção de uma fêmea.

segunda-feira, 18 de Abril de 2011

Varrimentos palustres...

Um varrimento fotográfico sobre Phragmites australis...

segunda-feira, 11 de Abril de 2011

Apologia da simplicidade...

Parque Natural Douro Internacional

terça-feira, 5 de Abril de 2011

O Corredor de fundo...

Este corredor de fundo, o Pilrito-das-praias Calidris alba, percorre as praias todo o país durante o Inverno, mas para além de não parar de correr ao sabor das vagas, é acima de tudo um viajante de fundo que inverna a milhares de quilómetros dos locais onde nidifica.

sábado, 2 de Abril de 2011

Património Natural de Vagos

Este blog apresenta uma série de artigos, autoria de David Guimarães, que retratam a complexidade dos ecossistemas naturais que encontramos em Vagos e a forma como a interacção humana, sendo o homem parte integrante do mundo natural, modelam e condicionam a fauna e flora do concelho.

Areia, mar e dunas, clique aqui, conduz-nos por uma viagem guiada pelos ecossistemas de duna primária bem como pela região intertidal do concelho.

Mata Nacional Dunas de Vagos, clique aqui, leva-nos a conhecer uma Mata que foi criada pelo o homem com intuito de salvaguardar populações humanas, criar riqueza e como consequência do plantio duma espécie autóctone, Pinheiro-bravo Pinus pinaster, aumentou exponecialmente a biodiversidade existente na área.

Fauna do concelho de Vagos, clique aqui, apresenta uma lista acualizada, tendo por base um levantamento realizado pelo próprio autor, tendo como pressupostos e bases as técnicas e métodos empregues em trabalhos científicos do género.